quinta-feira, novembro 06, 2003

João Cidade

João Cidade foi o nome dado no baptismo ao mais universal dos santos alentejanos.
Da sua terra, Montemor-o-Novo, surge agora um blogue com o seu nome: João Cidade.
E logo atrás dele outro vem, lançando Palavras de Fogo.
Aproveito esta nota de boas vindas para lembrar o santo que tão arredio anda das nossas lembranças.
Dos lisboetas, sobretudo, que são gente superficial e apressada.
Tropeçam todos os dias no Chiado, e não sabem quem era o irrequieto alentejano que ali ficou perpetuado.
E passam todos os dias pela sua paróquia de São João de Deus, e pela bela igreja da Praça de Londres, sem conhecerem que se trata do nosso João Cidade.
Pois assim é: em tempos o Cardeal Cerejeira criou novas paróquias em Lisboa, e a uma delas foi dada a honra de homeanagear o santo de Montemor. Em sua honra também se ergueu o templo onde a paróquia veio a ficar instalada.
Por ali paroquiou várias décadas o inesquecível Padre Teodoro - e também a este fazem por o esquecer aqueles que mais o deviam lembrar.
Mas não vou adiante, para que não digam que nada de positivo encontro para realçar.
Tenho: aqui há alguns anos o António Manuel Couto Viana publicou uma delicada homenagem ao santo. A antologia "S. João de Deus na Poesia Portuguesa". Está editado na "Nova Arrancada".