quarta-feira, maio 07, 2008

Em Évora: conferência sobre a guerra peninsular

Promovidas pelo Comando da Instrução e Doutrina do Exército que ainda temos, estão a decorrer diversas iniciativas destinadas a assinalar a passagem dos duzentos anos sobre os acontecimentos de 1808.
No próximo dia 9 de Maio, sexta-feira, realiza-se no Palácio D. Manuel, em Évora, às 15.30 h., uma conferência pelo Coronel Américo José Henriques com o tema "Évora nas guerras peninsulares - o levantamento popular de 1808".
Recomendo a conferência a todos os que se interessam por estes assuntos - as páginas tristes e esquecidas da nossa história de 1808 merecem bem uma visita, quanto mais não seja para conhecer melhor o país e a gente, tantas vezes feita de misérias, a par das glórias que também houve. As movimentações eborenses de 1808 não estão certamente entre os momentos de glória; são uma perturbante demonstração da profunda doença que nos corroía como povo. Muita gente morreu, porém, envolvida naquele turbilhão de incapacidades, desorganização, cobardias e traições. E ficou ao menos o facto simples de ainda haver então instinto de revolta que não nos permitia ficar conformados e apáticos perante a humilhação colectiva.