quinta-feira, julho 31, 2003

Casais do mesmo sexo?

Torna a mania dos "casais de homosexuais".... sempre me irritou a designação. Em português, acho eu que um casal é a unidade formada por dois seres da mesma espécie - e de sexo diferente. A união entre dois seres do mesmo sexo poderá formar, a ser precisa denominação, uma parelha. Uma parelha, uma junta... o que quiserem. Casal é que não. Ou julgam os senhores que um passarinheiro ao anunciar um casal de pintassilgos quer referir-se a uma dupla de pintassilgos-macho ou de pintassilgos-fêmea? Mal iria a criação!
Vai um alarido enorme sobre a igualdade de direitos, os quais os homosexuais e seus entusiastas apoiantes (por cá a alegre rapaziada do Berloque de Esquerda) dizem que têm a menos que os outros cidadãos. Ninguém ainda explicou, porém, quais são os direitos que um heterosexual tem e que um homosexual não tem. Casar com uma pessoa do mesmo sexo? Ninguém tem: o casamento é um contrato entre dois seres de sexo diferente (código civil dixit...)
Logo, aí não existe desigualdade, mas sim perfeita igualdade. Qualquer um, seja lá o que for, só pode casar com quem seja de sexo diferente do seu. O que os homosexuais reivindicam apresenta-se portanto, notoriamente, como uma outra coisa: um novo contrato civil, de união pessoal (entre duas pessoas, entre várias pessoas, sei lá...).
Não é um casamento: este destina-se a formar casais...
E, já agora importa dizê-lo, as reivindicações trazem atrelada a ideia de uma sociedade que já não é aquela baseada na família, tal como a conhecemos. Esta guerra tem portanto outro alcance, e reveste natureza essencialmente política, social, ideológica e revolucionária. Desculpem a pompa da circunstância.