terça-feira, setembro 30, 2003

Dois meses de “Sexo dos Anjos”

Primeiro dia de invernia, em forte contraste com o calor de ontem. Parece que mesmo à meteorologia já chegou o desconcerto do mundo.
E reparo que foi precisamente a 31 de Julho que abriu ao público este “O Sexo dos Anjos”.
Dois mesinhos de trabalho aturado... . Como mudou a blogosfera desde então!!
Pese embora a vida pessoal e profissional não me deixarem tempo para mais atenção ao que se vai passando em redor, desleixando o olhar sobre as coisas da hora, o certo é que tenho conseguido manter este sítio vivo, e espero que minimamente interessante.
E talvez que o distanciamento em relação à espuma dos dias o tenha feito ganhar em qualidade, no que perde em actualidade.
Não é ainda o momento de fazer o balanço; mas encontro bastos motivos de satisfação. As manifestações de agrado têm excedido sempre os ataques que, de forma violenta, injusta e malcriada, logo surgiram.
Os níveis de leitura alcançados excederam notoriamente a expectativa mais optimista.
E o curioso é que a simpatia apareceu muitas vezes de onde não era esperada; e a agressividade também de onde não se esperaria.
Ultimamente, e para além da embirração da “direita caviar” (pois é, o caviar não é exclusivo da esquerda), temos encontrado também uns insultos da parte de uns tantos para quem em grande medida este trabalho nasceu, e tem continuado, com sacrifício pessoal.
Os brutinhos não percebem, nem sabem ler ... é a tragédia da instrução que temos. Mas não é só isso: é também estupidez natural.
Ora, como diziam os antigos, contra a estupidez os próprios deuses lutam em vão. Como se diz aqui no Alentejo, com simplicidade e sentido prático, lavar a cabeça a burros é estragadouro de assabão...