domingo, setembro 14, 2003

Feiras e romarias

Quase a chegarmos ao São Miguel, fim do ciclo agrícola, começo do novo ano, o Alentejo fervilha de feiras e festas, a encerrar o Verão.
No último fim de semana de Setembro teremos a rainha de todas as romarias da minha pátria de infância, a Feira d’Aires. Para ela convergem então todos os caminhos da planície.
Neste fim de semana em que estamos, e assim de repente, estou a lembrar-me que decorrem as tradicionais festas dos Capuchos, em Vila Viçosa, em honra do Senhor Jesus dos Aflitos e de Nossa Senhora da Piedade; a feira de Mora, com festival de folclore, mostra de gado e corrida de touros; a feira de Setembro, em Moura, com destaque para o artesanato e a apicultura; a nova feira Agro-Pecuária Transfronteiriça, entre Serpa e Mértola, com colóquios e animações várias; e as festas populares de Monsaraz, dedicadas ao Senhor Jesus dos Passos.
Entretanto, em Lisboa dizem-me que decorre o Sétimo Festival Gay e Lésbico.
Que lhes faça bom proveito. Cá não há nada disso: há por aí uns panascas e umas fufas mas são discretos e recatados e não têm pretensões intelectuais; nem fazem festivais.
Gays e lésbicas... dizem que por vezes aparecem aí alguns, aos fins de semana, mas vêm pela auto-estrada e vão-se logo embora.