DIA DOS CASTELOS COMEMORADO EM PORTEL
Comemora-se no próximo dia 7 de Outubro o Dia dos Castelos.
Esta iniciativa, que tem duas décadas, é este ano organizada numa parceria que envolve a Câmara Municipal de Portel, Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais e Fundação da Casa de Bragança.
Num seminário que decorrerá, nesse dia, nas instalações da Associação Artística Portelense, serão debatidas questões que se relacionam com a conservação e reutilização dos recintos fortificados, tendo como objecto e exemplo de estudo o próprio castelo de Portel.
O programa prevê intervenções de um conjunto de técnicos qualificados e tem como finalidade chamar a atenção para os problemas que se relacionam com os mais emblemáticos monumentos que povoam o nosso território.
Os castelos e fortalezas são únicos elementos do património construído que têm uma relação activa com a envolvente, devido à especificidade da arquitectura militar. Os projectos de conservação, restauro, reutilização ou animação deste espaços fortificados, têm de merecer uma atenção especial dos técnicos e entidades que se relacionam com o património. Numa fase em que estão a ser objecto de projectos de intervenção, em Portugal, uma série de recintos fortificados, é muito oportuno debater esta problemática.


0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home