quinta-feira, outubro 23, 2003

Passarinhos e passarões

O aparelho de justiça é uma rede para apanhar passarinhos; quando por acidente lá cai um passarão rasga-se e rompe-se por todos os lados.
Repare-se no caso chamado da Casa Pia: perante o panorama mais recente, não há já lugar para ilusões. O consenso que se estabeleceu entre aqueles que contam em Portugal é simplesmente a defesa da estabilidade de uma classe que se sente ameaçada. Ou seja, o instinto de conservação da classe política vai sobrepor-se a tudo.
No fim disto aqueles que efectivamente pensaram que era possível esclarecer alguma coisa dos chamados crimes da Casa Pia vão ficar por aí amargurados, afastados, demitidos, até mal vistos porque perturbaram o repouso das instituições ...
Agora já nem se fala de pedofilia, ou de crianças abusadas.
Só se ouve o apelo pelas "coisas importantes" ... a violação do segredo, o escândalo das escutas, o abuso da prisão preventiva, o desrespeito das garantias dos arguidos, as nulidades de processo ...
No fim, o único condenado vai ser o Bibi, que é feio, porco e mau .. e é pobre, desgraçado e sem família, nem influência política ou social.
Como convém.