sábado, janeiro 31, 2004

Ballet Gulbenkian em Évora

Para duas únicas apresentações, está em Évora o Ballet Gulbenkian. A primeira foi ontem à noite, e a segunda irá decorrer hoje, sábado, dia 31, às 21.30 horas, no Teatro Garcia de Resende.
Fico contente com o facto, e deixo a informação, para algum eventual interessado que passe por aqui.
Mas não consigo evitar a crítica que se impõe, e que aliás já tem sido feita por outros (o mal é antigo).
O meu conhecimento sobre isto foi pefeitamente acidental. Vi um papel colado junto à ombreira de um café por onde passei ontem ao cair da noite. Depois, para alicerçar a minha irritação, verifiquei que o acontecimento tinha sido divulgado no final da semana finda por meio de uns míseros cartazes de formato A4 colados em quatro ou cinco locais da cidade, e estava anunciado na agenda cultural que os serviços do município distribuem de dois em dois meses.
E foi tudo. Mais nada. Mesmo um cidadão que não está entre os mais desatentos (recebo e leio todos os jornais da cidade!) não teve conhecimento atempado desses espectáculos. Nada foi feito para divulgar como merecia uma realização deste teor, que ainda por cima é um acontecimento raro no meio cultural eborense.
Repetidamente têm ocorrido situações destas: numa cidade onde poucas coisas acontecem, surgem oportunidades quase únicas para assistir a acontecimentos culturais do maior interesse artístico; e fica às moscas a sala onde se realiza o espectáculo que em qualquer capital europeia arrastaria uma multidão exigente.
Não sei de quem é a culpa, nem isso me está a ocupar agora; mas lá que é preciso pensar na questão da divulgação da realidade e da vida cultural em Évora, isso parece-me evidente.
Tão absurdo como andar a alardear realizações que não existem é esquecer a divulgação do que, ainda assim, vai acontecendo.