terça-feira, fevereiro 10, 2004

“Em defesa do ensino do Português”

Sabem quantos me lêem a importância capital que sempre atribuí à Língua Portuguesa e ao Ensino. Esses são campos de batalhas cruciais, onde creio bem que se joga decisivamente o destino de Portugal e as condições do nosso Futuro colectivo – neste tempo em que, abertamente, o que está em questão é já o ser ou não ser.
Pois agora está a correr na internet uma petição que ataca frontalmente os dois temas, no ponto onde ambos se encontram, lançando um alerta sobre o estado a que chegou o ensino da língua portuguesa no nosso sistema de ensino.
Em coerência com a linha de rumo que venho defendendo insistentemente – “desenvolvamos ou criemos a solidariedade com o que existe (..) procuremos lançar a âncora o mais possível na vida real (...)” – exprimo aqui o meu inteiro apoio a essa iniciativa, e chamo todos os que me lerem a fazer o mesmo.
Para “combater a apatia crítica que grassa nas escolas” e lutar pela “dignidade da escola e do ensino”, vamos todos assinar a petição que se encontra em linha.