segunda-feira, fevereiro 09, 2004

Entre tempos

“Em política há tempos fortes e tempos débeis. Os tempos fortes são tempos de revolução, de guerra ou de crises, porque são o tempo de recontros mais ou menos violentos em que os “inimigos” se declaram e opõem.
Para haver política não é obrigatório existirem inimigos. Efectivamente, os inimigos podem não ser reais e ser até potenciais e virtuais. Hoje vivemos num tempo débil, numa época débil, porque os inimigos não se declaram, preferindo antes preparar as suas armas para a grave crise que nos ameaça. Penso que qualquer observador lúcido deve reconhecer que estamos em véspera de uma crise, tanto económica como política.
0 tempo débil em que vivemos caracteriza-se pela paralisia do espírito em nome do pluralismo de valores. Eu sou adversário deste pluralismo que pretende fazer acreditar que já não há inimigos. É o reino ambíguo de certos partidos políticos. 0 comunismo existe, o cristianismo também, e igualmente o Islão e as outras ideologias. Se não existe pluralismo de valores, existe contudo uma pluralidade de sistemas de valores, baseados numa outra hierarquia de valores. 0 tempo débil da política como o nosso não é mais que uma trégua, uma situação ambígua, mas os inimigos potenciais ou virtuais continuam em presença uns dos outros. Enfrentam-se numa luta confusa, feita de acordos e compromissos, esperando pelo momento em que um deles pense ser mais forte que o outro.
Os inimigos espiam-se, trocam reverências, mudam de posições, mas há-de chegar a prova final que permitirá a um deles vencer o outro.
Penso, como já disse, que o tempo débil que vivemos não é mais que o prelúdio a uma crise que superará forçosamente tudo quanto podemos imaginar. Coitados dos que esgotaram todas as suas energias nesta pútrida situação! Infelizes, os que por pusilanimidade traíram os princípios e pressupostos constantes da política. Para terminar: a política actual parece não ter qualquer sentido porque não consegue dar à sua acção um sentido que tenha credibilidade.”


JULIEN FREUND