sábado, fevereiro 28, 2004

Ficção Científica & Fantástico em Portugal

Depois de escrever o postal anterior, sobre Ray Radbury, lembrei-me de Robert Heinley. Lembro-me muitas vezes de Heinlein por causa do título de uma da suas obras mais conhecidas, "Um Estranho Numa Terra Estranha". É como me sinto a maior parte do tempo: um estranho numa terra estranha. E procurando encontrei uma enciclopédia online dedicada ao tema "Ficção Científica & Fantástico em Portugal".
Foi uma surpresa extraordinária: com tranquila simplicidade apresenta-se ali um volume de informação sobre a literatura enquadrável nessas designações genéricas publicada em Portugal, e em língua portuguesa, que temos de classificar de formidável. Tanto mais que resulta do trabalho de um único responsável, Jorge Candeias.
Merece a gratidão de todos os interessados. Num tempo destes, é realmente assombroso que alguém ofereça tanto sem pedir nada em troca; tem que ser amor, acho eu.
E para terminar em homenagens, a digressão no lugar referido trouxe-me outra lembrança: Eurico da Fonseca. Os leitores lembram-se de Eurico da Fonseca? Ao menos dos comentários na televisão, qundo se tratava da conquista do espaço? Quanto lhe deve a literatura fantástica e de ficção científica em Portugal! São dezenas e dezenas de traduções, um trabalho constante de divulgação, uma paixão que durou décadas, uma vida. Não creio que tenha recebido muitas homenagens; fica aqui a minha, sincera e grata.