quinta-feira, fevereiro 05, 2004

Frente à morte"

"Se eu tivesse tido vagar, concerteza que escrevia com este título a história dos dias em que vivi na cela dos condenados à morte, em Fresnes. Diz-se que não se olha de frente nem para o sol nem para a morte. Mas eu, por mim, tentei. Não tenho nada de estóico e custa muito arrancarmo-nos ao que amamos. Tentei, no entanto, não deixar uma imagem indigna àqueles que me viam ou pensavam em mim.
Os dias, sobretudo os derradeiros, foram ricos e plenos. Eu já não tinha muitas ilusões, sobretudo depois que soube da rejeição do meu pedido de indulto, rejeição que eu previ, aliás. Terminei o pequeno estudo sobre Chénier e escrevi ainda alguns poemas. Uma das minhas noites foi má e, de manhã, ainda eu velava. Mas nas noites a seguir dormi muito calmo. Nas três últimas noites, reli a narrativa da Paixão, todos o serões, em cada um dos quatro Evangelhos. Rezei bastante e era a oração, bem o sei, que me dava um sono calmo. De manhã, o sacerdote vinha trazer-me a comunhão. Eu pensava com doçura em todos aqueles que eu amava, em todos aqueles que encontrei na minha vida. Pensava, com desgosto, no desgosto deles. Mas tentava, o mais possível, aceitar.”


Robert Brasillach, 6 de Fevereiro de 1945