sábado, fevereiro 21, 2004

Revista matinal

Na volta de sábado de manhã, faço exame à banca dos jornais.
Surpresa agradável: o "Tintim no país dos sovietes", distribuído com o "Público", onde se contam as aventuras e desventuras do repórter por entre a violência, o primitivismo e a boçalidade do comunismo nascente. Hergé, esse anti-comunista primário ... Para ler e guardar - é um clássico, uma obra-prima.
Mais surpresas: a revista "NortAlentejo", feita a partir de Portalegre e que se dedica essencialmente ao Norte Alentejano (este número viaja entre Estremoz, Elvas, Crato, Monforte...) constitui uma surpresa boa, apesar de algumas peças num tom por vezes um tanto fútil e mundano. E o jornal-revista "Mais Alentejo", com redacção em Beja, que tem crescido em interesse, em qualidade gráfica e diversidade - e tornou-se a principal, ou a única, publicação desse formato dedicada à temática alentejana. Os meus aplausos para ambas.
Vi também a primeira página do semanário do pequeno arquitecto Saraiva, e li uns parágrafos. O horror absoluto. A desonestidade mais perversa e retorcida, a intoxicação consciente e interessada - onde todos os pontos têm nó.