sábado, março 27, 2004

Belas Artes & Malas Artes

Em Évora, na vasta rotunda da Porta do Raimundo, até agora plana de forma a deixar a descoberto e a realçar os elementos mais nobres da muralha e da velha porta da cerca antiga, erguem-se ameaçadoras obras de edificação que dizem ser de um conjunto escultórico. Do que já é possível ver não subsistem dúvidas sobre a agressividade visual da construção, a impor-se e a esmagar o vetusto perfil das muralhas medievais e de uma das portas tradicionais da cidade - qual novo cartão de visita para quem chegue proveniente de Lisboa ou Montemor.
Em Torres Novas, na nova rotunda em construção junto à Ponte do Raro, no ponto em que se uniu a antiga avenida com o novo viaduto, levanta-se altiva escultura que, segundo os responsáveis, visa homenagear o operário torrejano. De acordo com muitas opiniões locais, também aí a localização e a volumetria da estátua agridem e ocultam os perfis tradicionais da cidade - sem lhe acrescentar beleza que conforte.
Há anos atrás, o equilíbrio das linhas simples mas majestosas e elegantes da plataforma que coroava o alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, foi ocupado por um amontoado de pedras, uma espécie de pirilau anémico e disforme, que lá ficou a desfear o local em homenagem, ao que dizem, ao vinte e cinco de abril.
O que liga entre si todos estes infaustos acontecimentos? Pois meus amigos, há umas coincidências sem importância. Em qualquer dos casos a obra foi encomendada por executivos camarários do Partido Socialista, por decisão que apanhou de surpresa até o pessoal mais chegado das respectivas câmaras. Em qualquer dos casos a encomenda foi tratada directamente com o mesmo empreiteiro-artista, que fixou o preço e embolsou a massa - perante a estupefacção de muita gente, pela generosidade dos municípios, habitualmente falidos, e a ausência de qualquer concurso anterior.
Em todos os casos o artista chama-se João Cutileiro. Em todas as campanhas eleitorais, seja legislativas, autárquicas, até presidenciais, este artista desde há muito aparece sempre em lugar de honra a apadrinhar as candidaturas patrocinadas pelo Partido Socialista.
E que prova isto, direis vós? Nada, meus amigos, nada. Longe de mim pensar que isto indicia algo de errado. Prova apenas que o João Cutileiro é um grande artista.