quarta-feira, março 31, 2004

A formatação de um país

Continuando no mesmo rumo, li também com atenção e com gosto o que escreve Teresa Martins de Carvalho, fiel à "Lusitana Antiga Liberdade".
Gosto das reflexões, gosto do estilo... e já agora, mesmo sem vir a propósito, confesso que também partilho um antigo fascínio por jacarandás. Ah, e não posso deixar passar a ligação a Gavião - folguei de saber que D. Teresa Martins de Carvalho é e continua a ser, afinal, uma alentejana do Gavião. Pese embora a sua vivência lisboeta... talqualmente acontecia com José Pequito Rebelo. É assim ou não é?
Já agora, para terminar, outra confissão: quando falo em Pequito Rebelo lembro-me logo do Eng. Vaz Pinto, que também já não está entre nós. E quando me vem à memória José Vaz Pinto, e o Gavião, lembro-me logo do orgulho com que ele gostava de evocar aquele episódio da Reforma Agrária que ocupou os noticiários durante uns dias - a saga do gado de Cujancas... Foi um momento que marcou uma viragem, um momento em que se sentiu de súbito que o PCP tinha perdido... Porque não escrever um dia a narrativa desses tempos? Tem a palavra quem os viveu mais de perto.