sábado, março 27, 2004

Geografismos & Matura Idade

Tenho continuado a seguir a mais dinâmica e prometedora realidade da blogosfera eborense: o "Geografismos" e a sua comunidade de blogues escolares, protagonizada pelos alunos da Escola de Santa Clara.
O meu entusiasmo, e porque não dizer a minha ternura, nasce de várias fontes. Desde logo essa afinidade de base que é ter sido aluno da escola durante dois anos, e curiosamente companheiro de turma de vários progenitores de alguns dos blogueiros agora lançados no projecto do "Geografismos". Foi há muitos anos, mas o passado nunca deixa de estar presente, como diz o poema de T. S. Elliot que deu o título de uma revista que por vezes aqui tenho citado - o "Tempo Presente".
Depois a circunstância de, passados anos, bem longe daqui, ter sido professor - sete anos da minha vida, sete... e ainda hoje sinto que nada do que fiz me encheu a alma como essa experiência diária, cheia de alegrias e frustrações, em que uma pessoa se dá inteira para aprender com outras, que nos olham na ilusão e na esperança de sermos nós a ensinar-lhes qualquer coisa; expectativa a que temos que responder, envergonhadamente...
Não falo da convicção racional de que o ensino é hoje o principal terreno da guerra que temos de travar, se queremos ter a sociedade e o país que sonhamos ter. Mas isso vem por acréscimo - nunca consigo afastar-me do ensino.
Finalmente, confesso a sensação afectuosa e divertida de vê-los crescer, crescer... sinceramente, nem a revelação crua do tempo que passou se sobrepõe a essa alegria; um homem passa, mas a vida infinitamente se renova.
Já tinha ironizado aqui sobre essa impressão, quando descobri o blogue do filho do Jaime. Não seria capaz de o reconhecer, evidentemente, mas sorri ao lembrar o rapazinho que o Jaime Nogueira Pinto me apresentou, há tantos anos, lá no Campo Grande, ainda a Zézinha era só dona de casa.
E agora, nestes "Geografismos" eborenses, encontrar um blogue do João Roma traz-me à lembrança outro tempo ainda mais antigo, quando a pequenada jogava à bola no jardim do Largo de São Mamede, ali bem perto da Rua da Mouraria (o pai Roma era então muito mais dedicado ao futebol do que às Finanças)... e a Patrícia - ai de mim! - os pais dela são muito mais novos do que eu...