terça-feira, março 16, 2004

Haja Deus!

Uns jornais de hoje anunciam que já foi escolhida a cabeça da lista PSD/CDS às próximas europeias. Será o Prof. João de Deus Pinheiro.
Se fosse primeiro de Abril, eu julgava que estavam a caçoar comigo. Mas não; por mais que custe a acreditar, tenho que admitir que poderá ser verdade.
O ínclito varão tem andado, como todos saberão, ocupadíssimo na reforma da administração pública, num cargo criado para ele pelo seu ex-Secretário de Estado e ex-inimigo, Durão Barroso. Agora que a administração está reformada e o homem está exausto, eis o merecido prémio (de reconciliação, dirão alguns mal intencionados - mas não, é só merecimento).
Aliás, cumpre recordar que pela Europa já ele andou, deixando por lá obra nunca vista (espero que também não interpretem mal). Só não deixou a manta (cala-te boca!).
E por cá, o que aí vai de extraordinárias realizações? Como Ministro da Educação, um portento. Como Ministro dos Estrangeiros, um espanto. Como Reitor da Universidade do Minho, um prodígio. Como Reitor da Universidade Moderna, o cúmulo dos prodígios ...
Não há que estranhar a distinção: em tudo o que tocou ele imprimiu a marca da sua capacidade de realização e do seu talento. E já esteve em praticamente toda a parte ... Enfim: um quase Deus!....
Não há que duvidar que o País vai estar dignamente representado por esses areópagos europeus. E em todos os torneios de golfe do continente. Podia lá mandar-se para a Europa um sujeito que nem soubesse jogar golfe!
E andava eu a rir-me com a escolha do PS.... Começo a desconfiar que afinal ainda não vi tudo neste mundo.