quinta-feira, abril 15, 2004

Reorganização administrativa: pelo Alentejo!

Pode ser que o bom senso ainda venha a prevalecer: os Presidentes das Câmaras de Marvão (Manuel Bugalho), Alter do Chão (António Hemetério Cruz) e Nisa (Gabriela Tsukamoto) endereçaram uma carta a todos os membros dos Executivos e Assembleias Municipais dos 47 concelhos do Alentejo, onde apresentam um projecto de estatutos para a constituição de uma Grande Área Metropolitana do Alentejo (GAM Alentejo) e um projecto de acordo complementar a subscrever por todos os aderentes.
Na carta, os Presidentes dessas três Câmaras do Distrito de Portalegre defendem a constituição da Grande Área Metropolitana com Delegações em cada uma das sub regiões do Alentejo: Baixo Alentejo, Alentejo Central, Norte Alentejano e Litoral Alentejano.
Justificam a proposta referindo que só a Grande Área Metropolitana garante o estatuto mais elevado consagrado na lei, constituindo-se o Alentejo num dos interlocutores privilegiados junto da Administração Central e da União Europeia.
A Grande Área Metropolitana garante a unidade do Alentejo sem pôr em causa as especificidades e autonomias das suas quatro subregiões, permite maiores economias de escala, racionaliza recursos humanos e meios técnicos e potencializa experiências e conhecimentos.
Como alentejanos orgulhosos da nossa herança cultural comum, enraizada na nossa terra pelos nossos antepassados, e que bem gostaríamos de transmitir inteira aos nossos filhos, damos o nosso apoio à iniciativa dos três Presidentes (pertencentes aliás a três partidos diferentes), e que nos parece reflectir afinal um conjunto de evidências, e aquilo que pensa qualquer alentejano comum, livre de compromissos particulares ou de grupo.
Que ainda venha a tempo, são os nossos votos - mas não seria má ideia que cada um de nós se fizesse ouvir, e quanto antes, junto de tantos irresponsáveis que por aí se propõem inventar o que nunca existiu, para destruir uma unidade forjada por uma vivência em conjunto ao longo de centenas de anos de história colectiva.