segunda-feira, abril 12, 2004

Schoendorffer - Através de correspondência francesa tive conhecimento do aparecimento de um novo realizador. No ano 2000 tinha surgido a primeira longa metragem de Frédéric Schoendorffer, "Scènes de Crimes", que a crítica descreveu como um policial urbano puro e duro (a perseguição a um assassino de série). Agora apareceu a segunda obra de grande fôlego do mesmo Frédéric, "Agents Sécrets", dedicado ao mundo da espionagem e dos serviços secretos.
Uma vez que o meu conhecimento se limita a umas breves notícias, fica aqui o pedido para que algum leitor que já tenha alguma luz própria sobre os méritos do realizador e dos filmes escreva a dizer o que se lhe apresente sobre o assunto.
Como terão entendido alguns poucos, a minha curiosidade resulta do apelido do jovem: é filho de Pierre Schoendorffer, velho combatente que nunca se poupou a dar o corpo e a alma ao manifesto em tantas batalhas perdidas - na Indochina, na Argélia, em França - e também realizador de "Coffret Guerre", "La 317ème section", "Le crabe tambour", "L'honneur d'un capitaine".