domingo, maio 09, 2004

A nossa bandeira (a vespa está a mais...)



Já aqui tinha lançado a minha ideia. Hoje insisto. Esta ideia tem já uns anos: nasceu da leitura de um delicioso texto que João Falcato publicou no "Diário do Sul", precisamente sobre a flor da esteva, esse delicado milagre dos nossos matos. Não guardei o texto, com muita pena minha; mas ficou na memória, que o velho borbense João Falcato escrevia magnificamente. Crónicas como as dele, só me lembro de ter lido no jornal cá da terra umas outras de Bento Caldeira, que como se sabe era de Santo Aleixo da Restauração. Mas o tema era a esteva; a flor da esteva. Ora acontece que o Alentejo, o Alentejo todo, não tem uma bandeira, uma bandeira em que todos os alentejanos se possam rever. Uma bandeira para os tempos presentes, que não se confunde nem substitui as velhas insígnias e brasões de províncias, cidades e distritos.
Uma bandeira assim, ocorreu-me, está já aqui, oferecida pela natureza: a flor da esteva. Vejam a bela flor da esteva, estilizada por hábil artista gráfico. É ou não é a bandeira do Alentejo? As cinco pétalas brancas, com cinco quinas púrpura ao redor do centro amarelo....
Que dizem no "Alentejanando"? E no "Alandroal"? E no "Alentejão"? E no "Planície Heróica"? E tutti quanti... que a palavra é livre.