segunda-feira, maio 10, 2004

Petição em linha

Aqueles simpáticos rapazes do PND colocaram em linha uma petição a entregar na Assembleia da República solicitando a realização de um referendo sobre a nova constituição europeia (que os actuais deputados assinam de cruz, sem ler e sem dar conhecimento a ninguém).
Considerando que o assunto é da maior relevância política, e traduz uma das principais batalhas sobre a concreta configuração da Europa futura (e do Portugal futuro), entendo que a petição é de apoiar por todos os que recusam o caminho da Europa federalista construída pelos burocratas, e a abdicação completa de qualquer autonomia de destino para Portugal, pelo qual a classe política dominante nos quer arrastar às cegas.
O texto da petição é o seguinte:
"Os cidadãos abaixo-assinados e identificados pedem à Assembleia da República, nos termos do artigo 16º da Lei nº 15-A/98, de 3 de Abril, a realização de um referendo nacional sobre a Constituição europeia."
Quem quiser assinar pode fazê-lo aqui.
Julgo que para estar de acordo com reivindicação tão elementar não é preciso ser de partido nenhum, nem ter uma definição política concreta. Basta ter algum respeito próprio e gostar de ser ouvido nos assuntos que nos digam respeito.