quarta-feira, maio 19, 2004

Praça do Giraldo

A Praça do Giraldo é o local onde a gente giralmente se encontra... Mas em Junho, entre o São João e o São Pedro, a cidade muda-se para o Rossio: é a Feira de São João.
Assim acontece há séculos, e há fundamento para pensar que assim acontecerá ainda por muitos anos. Claro que houve umas conversas de mudança, mas parece que já estão esquecidas e são manifestamente incómodas para quem deveria lembrar-se. Outras cidades, com pretensiosas manias de crescer e de avançar, dedicaram-se a fazer Parques de Feiras, Pavilhões de Exposições, promoção de Actividades Económicas. São uns pedantes. Aqui estamos imunes a quejandas modernices. Somos muito apegados aos nossos atavismos típicos. Tem lá jeito mandar a Feira para longe?
Portanto lá nos encontraremos de novo este ano, no Rossio poeirento, por entre encontrões, barracas de lona e o cheirinho do frango e da sardinha assada. Aguarela assim pitoresca, com flor de indiano e tenda de chinês, quem é que tem, quem é?
Entretanto, talvez pelo aproximar da Feira, anima-se a blogosfera eborense. Surgem o "História e Política" e o "Lost Blogs" (parece-me que é uma nova geração a chegar), regressam o "Vivaz" e "O Chaparro". Permanecem, e insistem, outros tantos.
Força compadres!