segunda-feira, junho 28, 2004

As notícias do Iraque

De acordo com as agências noticiosas, os americanos, representados pela sua própria administração no território, puseram em cena o que chamaram a "transferência de poderes" ou a "devolução da soberania" aos iraquianos, numa patética cerimónia convocada à pressa para o interior do Quartel-General das forças militares da "coligação".
O chefe do novo governo iraquiano é um personagem que segundo a insuspeita CNN tem como maior virtude ser um homem da CIA desde há décadas. Portanto, a partir de agora, e seja lá o que for o significado americano para esta palavra, a "soberania" do Iraque foi restabelecida. Não se sabe é se os novos governantes têm ao menos a liberdade de deslocar-se à casa de banho sem pedir previamente licença às forças de segurança que lhes garantem o "poder".
Por mim quero deixar apenas uma observação: um dos verdadeiros objectivos que me pareceu estar presente desde sempre nos planos que levaram à invasão do Iraque, que era a instalação por muitos anos de uma efectiva e generalizada guerra civil no país, parece-me que está em vias de ser garantido pelos autênticos estrategas da guerra.