segunda-feira, junho 21, 2004

Por um Portugal Livre de Drogasl

No dia 22 de Junho de 2004, pelas 18 horas, na livraria Bertrand, no Centro Comercial Picoas Plaza, em Lisboa, irá decorrer a sessão de lançamento do livro "Um Portugal Livre de Drogas - Contributo Para Uma Nova Política da Toxicodependência", de Manuel Pinto Coelho.
Seguir-se-á o anúncio da criação da "Associação Para Um Portugal Livre de Drogas", presidida pelo Dr. Manuel Pinto Coelho.
Pretende-se "promover a ideia de que a única forma de combater a toxicodependência é através de métodos terapêuticos, sem recurso a drogas de substituição".
Ideia central da APLD será promover o tratamento da dependência de drogas através da abstinência com ajuda terapêutica, combatendo a ideia instalada de que a droga veio para ficar e o único que há a fazer é limitar-lhe os danos.
Essa orientação implica a crítica às entidades responsáveis, nomeadamente o Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), que de modo claro sucumbiram à pressão da indústria farmacêutica e da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e abandonaram o tratamento da toxicodependência em favor do uso das drogas de substituição, como a metadona e a buprenorfina, as quais evidentemente não tratam a dependência, apenas permitindo aos toxicodependentes ultrapassar os problemas da "ressaca", o que não constitui qualquer tratamento, pois que a dependência mantém-se.
Sendo embora o próprio Pinto Coelho uma figura controversa no meio ligado ao tratamento da toxicodependência, o certo é que esta orientação de combate à capitulação na luta contra a droga marca um ponto importante a seu favor. Para quem não entenda, as chamadas "terapêuticas de substituição" traduzem-se realmente em ir administrando droga aos drogados com vista a mantê-los bem comportadinhos e incomodarem menos o conjunto da sociedade - desistindo do propósito de os desintoxicar e recuperar em troca do objectivo de "diminuição dos riscos".
Irei seguir com atenção a nova APLD.