segunda-feira, junho 28, 2004

Vade retro, Santanás!

Aquela que é considerada a primeira "manifestação SMS" em Portugal juntou cerca de 2500 pessoas que se mostraram contra a possibilidade de Santana Lopes vir a assumir o cargo de primeiro-ministro. Os manifestantes exigiam "eleições já".
A manifestação foi convocada através de uma cadeia de mensagens escritas por telemóvel e acabou por juntar perto de 2500 pessoas à frente do palácio de Belém, que exigiam ao chefe de Estado a realização de eleições antecipadas, caso se confirme a saída do primeiro-ministro, Durão Barroso, para a presidência da Comissão Europeia.
Entre os participantes na manifestação estava a deputada socialista Helena Roseta, que disse que "quem neste momento está em falta com os eleitores é o primeiro-ministro. Ainda há poucos dias, Durão Barroso disse que não era candidato à Comissão Europeia. Afinal é. Vai rasgar o compromisso que tinha com os eleitores e vai-se embora a meio do mandato. Estamos à espera de uma explicação e o que os manifestantes estão aqui a dizer é que, se o Governo cair com a demissão do primeiro-ministro, então o Presidente da República deverá devolver a decisão aos eleitores e convocar eleições antecipadas".
A manifestação reuniu ainda personalidades políticas como João Soares, do PS, Ana Bravo e Miguel Portas, do Bloco de Esquerda, e Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril.

Uma breve nota: será que Jorge Sampaio é capaz de resistir à sua gente? Mesmo sabendo que se o fizer, e der cobertura passiva ao cambalacho, as suas relações com os seus nunca mais serão as mesmas?
Outra nota ainda mais breve: os que põem dúvidas sobre as minhas teses sobre o que se pode fazer com a internet por acaso já repararam no que é possível fazer com uma simples onda de mensagens SMS? Lembram-se de Espanha, do que aconteceu a Aznar e ao PP?