quinta-feira, julho 29, 2004

Destaques da semana

Nestes últimos dias tenho andado mais leitor que escrevinhador. Atento e observador, mas com escassa vontade de participar. A culpa é do desencanto, e a este não é estranho o aproximar do primeiro aniversário deste blogue. Estas efemérides têm o condão de me deprimir. Olho para mim, olho em volta, e o que vejo não é animador. Os dias que passaram há um ano atrás, na última semana de Julho, em que me iniciei na blogação, são tão parecidos com os que vivemos hoje... Tão parecidos que até dói.
Não me vou adiantar mais nas lamentações. Sinto que tenho um ano a menos, e tanto basta para me fazer andar com um humor de cão espancado.
Todavia, para demonstrar a minha persistente atenção à blogosfera resolvi dar conta do que aos meus olhos mereceu nestes dias nota de maior realce. Uma espécie de prémios tipo Professor Marcelo.
Sublinho a importância dos textos sobre Ernst Jünger publicados no Pena e Espada e da evocação de Gustavo Corção n'A Casa de Sarto. Para além desses, sublinho a visão geoestratégica de Virgílio de Carvalho, mais uma vez expressa em síntese brilhante no Lusitana Antiga Liberdade.
Finalmente, como o protocolo obriga, endereço os meus sinceros parabéns ao Nova Frente, que completou o primeiro ano de vida (somos do mesmo signo... solar). O meu desejo é que continue, com o fôlego da partida e sem as fraquezas deste que aqui assina.
Nestes quatro casos estamos perante a confirmação de blogues com voz própria, irredutíveis ao coro das banalidades e lugares comuns. A comprovar que há uma cultura e um pensamento que estão excluídos dos circuitos oficiais - e a justificar o interesse na blogosfera por parte de tanta gente que sem ser neste meio nunca poderia escrever o que escreve, nem ler o que lê.
Termino aqui esta entrada, mas não sem remeter os leitores para a primeira semana de vida deste meu blogue. Vale a pena ler os arquivos - para pensar seriamente no balanço deste ano.