domingo, setembro 26, 2004

Antevisão

"Vemos desenhar-se um tipo de sociedade onde, após a quase total eliminação dos grandes, ficarão apenas pequenos devorando-se entre si. É para esta sociedade inorgânica e sem unidade, semelhante ao tecido desfiado em que as cerziduras se desfazem cada vez mais e se anulam reciprocamente, que nos levam as reivindicações permanentes dos indivíduos e dos grupos de pressão, todos eles encarregando o Estado - um Estado omnipotente em direito e cada vez mais impotente de facto - de remediar as suas carências e de satisfazer todos os seus desejos.
Eis-nos muito próximos do mito do Estado providência e vampiro que, por volta de 1850, Bastiat definia genialmente como sendo "a grande ficção pela qual cada um quer viver à custa de toda a gente".
A solução não está num igualitarismo degradante para todos e de resto impossível, pois a colaboração entre os homens implica diversidade e hierarquia nas situações e nas funções. A única solução está na restauração de uma ordem viva que encorajará cada um, grande ou pequeno, a servir o bem comum em proporção com a sua envergadura, apoiando-se o fraco no forte e este protegendo o fraco de modo a eliminar, tanto quanto o permita a imperfeição humana, o parasitismo e a opressão.
"
GUSTAVE THIBON