quinta-feira, outubro 28, 2004

Sessão de lançamento no Teatro Garcia de Resende

No próximo dia 4 de Novembro, quinta-feira, pelas 21.30 horas, terá lugar no Café-Bar do Teatro Garcia de Resende, em Évora, o lançamento do livro "O Homem", da autoria de Laureano Carreira, da responsabilidade da HUGIN EDITORES.
Não conheço o autor, nem a obra; mas a apresentação desta descreve-a como dramaturgia histórica, situada na linha do teatro clássico português. Ficamos a meditar se será esta peça, sobre a personalidade de D. João II, uma digna sucessora de "A Castro" ou do "Frei Luís de Sousa", ou de "Pedro o Cru" (inolvidável a recriação pelo Teatro Nacional há anos atrás deste belíssimo texto de António Patrício!).
Não sei o que a obra virá a ser, mas só o facto de aparecer já é motivo de alguma satisfação. Na verdade em poucos sectores da vida cultural portuguesa tem sido tão patente a penúria, para não dizer a esterilidade, como no campo da produção dramática. E recordo sempre o que costumava dizer o Orlando Vitorino, não sei se inteiramente a sério ou como blague ou provocação, sobre o nível cultural de um povo se medir pela qualidade do seu teatro. E lançava isto sobre o deserto dos palcos nacionais!
Assim de repente não vejo criação original de "dramaturgia histórica" desde a tentativa de Luís Sttau Monteiro, com "Felizmente há luar".
Fica registada a ousadia de Laureano Carreira, ao criar, e dos editores, ao arriscar numa área que se sabe mais que limitada comercialmente.