domingo, janeiro 30, 2005

Comandos de Portugal

Encontrei a página dos Comandos de Portugal, com natural contentamento. A história dos comandos honra a nossa história militar, enobrece-nos a nós e a eles, bem merece um lugar de destaque na memória colectiva do povo que somos há nove séculos.
Gostei de saber que ao menos uma página na internet existe orgulhosa a recordar as tropas comando, a contar a sua história, a exibir as suas recordações, a projectar para o futuro a mística desse corpo especial.
Alegremo-nos, pois. Todavia... não é possível calar a mágoa. Não digo indignação, porque há actos que são tão destituídos de sentido que só apoucam e diminuem quem os pratica. Como é possível contar a história dos comandos omitindo o nome de Gilberto Santos e Castro? Estará a associação de comandos esquecida daquele que proclamou em tempos como o comando n.º 1 (porque o era!)? Pode falar-se dos comandos sem evocar quem sonhou, idealizou, lutou e realizou esse projecto? Será que alguém quer apagar da história dos comandos o nome do fundador?
É estúpido e mesquinho demais para ser verdade. Porém, é o que parece quando se procura ali qualquer referência ao primeiro de todos os comandos.

2 Comments:

At 2:17 da tarde, Blogger Carolina Julien e Sebastião said...

boa tarde

so para lhe dizer que há nomes que so por ser pronociados destabilizam é o que acho em ralação ao meu avô mas plo menos há aqueles que se lembram dele e daquilo que ele fez plo seu pais

bem Haja

Carolina Santos e Castro Martins Soares Caillard

 
At 5:23 da tarde, Blogger caboporto said...

Foi com honra e orgulho que servi
sob as ordens do Capitao Santos e
Castro, foi ele que deu o ser aos
COMANDOS,pode estar orgulhosa do seu
avo, pois foi um soldado integro que
lutou sempre para que nos os COMANDOS
fossemos os melhores.
1°cabo"Comando" Grupo comandos Apaches, CI 16 Quibala Norte

 

Enviar um comentário

<< Home