sábado, janeiro 15, 2005

Patacão com todos

Escrevi o postal anterior sob a influência da leitura do blogue "Partido Socialista de Vila Viçosa", que encontrei na habitual revista ao TUDOBEN.
Foi uma leitura deveras interessante. Desde logo porque à medida que lia ia constatando inevitavelmente que o blogue não é na realidade "do Partido Socialista de Vila Viçosa", como se apresenta, mas sim de Miguel Patacão Rodrigues (a não ser que não haja já diferença entre uma coisa e outra).
Claramente, um blogue pessoal de Miguel Patacão a preparar as eleições autárquicas e a atirar-se ferozmente ao actual Presidente, o Prof. Condenado.
Em suma, mais um episódio da guerra dos condenados: o condenado de facto contra o que só o é de nome.
A leitura trouxe-me recordações. Por exemplo, lembrou-me Miguel Patacão, já na cadeia, a jurar a pés juntos para quem o queria ouvir que era e continuaria comunista, e não um comunista qualquer mas sim um marxista-leninista, firme e ortodoxo... enquanto espumava de raiva contra os socialistas de Vila Viçosa, que o tinham colocado naquela situação.
E era verdade: ao longo de anos tinha sido a secção do PS de Vila Viçosa que tinha estado à frente do combate contra a ditadura pessoal instaurada na Câmara pelo então presidente comunista Patacão Rodrigues. Sem o trabalho da gente do PS, nomeadamente alguns vereadores e dirigentes concelhios, nunca teria sido possível quer a publicação sucessiva no jornal "O Diabo" de provas documentais dos desmandos presidenciais, quer o esclarecimento policial dos factos mais relevantes para o processo judicial, quer a própria condenação em tribunal.
Onde estará agora esse PS de Vila Viçosa dos fins dos anos setenta e primórdios dos anos 80, da sacrificada militância anti-comunista?
Será que se reconhece neste PS onde se encavalitou o regressado Patacão depois de rejeitado pelo PCP, como o instrumento para voltar à Presidência da Câmara?