quinta-feira, março 24, 2005

Dissidências

Como já tinha aqui assinalado, o antigo Presidente da Câmara de Alvito, Lopes Guerreiro, tem há muito um blogue: ALVITRANDO.
Acrescento agora que também o ainda Presidente da Câmara de Beja, Carreira Marques, mantém um blogue: PEDRA A PEDRA.
Carreira Marques é poeta (lançou há poucos dias o seu livro "Sol Incendiado") e o blogue opta manifestamente por centrar-se nos gostos e nas referências culturais do cidadão Carreira Marques, em detrimento do político.
Perguntam porque estou a falar deles neste momento?
Simplesmente porque me fizeram lembrar mais uma vez a atracção que a blogosfera exerce sobre os excluídos. A tendência para ser o terreno dos que não têm voz noutras sedes, ou deixaram de a ter.
Carreira Marques e Lopes Guerreiro (tal como o ainda Presidente da Câmara de Redondo, Alfredo Barroso)fazem parte daqueles que a direcção do PCP resolveu sacrificar no processo de purificação ideológica em curso. Como dizia Jerónimo Sousa, com a eloquência que se conhece, a linha oficial do partido considera preferível perder as câmaras a perder a "dignidade". Podia ter acrescentado que também considera preferível perder as pessoas, afastar os seus melhores valores, excluir os críticos e os discordantes (mesmo aqueles que ainda acreditam num caminho dentro do partido) tudo em prol da tal pureza e monolitismo ideológico que constituiria o património essencial do partido.
Como é previsível, o partido vai ficar muito puro. Cada vez mais pequenino e autista, com uns comícios que parecem recriações cinematográficas dos velhos filmes soviéticos ou chineses, mas inegavelmente puro.
Teremos uma amostra já nas autárquicas que se aproximam.