sábado, abril 09, 2005

www.filosofia.org

Regresso ao sítio onde estava a ler a "Propugnación de la racionalidad de los brutos", agora para uma referência mais enfática: este projecto de filosofia em espanhol pareceu-me deveras interessante para qualquer estudioso da filosofia portuguesa (tão escassa em obras de fundo que simplesmente a historiassem).
Chamo a atenção para a publicação de "La Historia de la Filosofia según Teodoro de Almeida", figura e obra quase desconhecidas em Portugal (apesar de Almeida ter sido um dos fundadores da Academia das Ciências e personalidade destacada na Lisboa culta do seu tempo).
Mas percorrendo os conteúdos encontram-se com frequência ligações a Portugal (como é natural ao falar-se de filosofia em espanhol).
Fica a recomendação aos colegas do Caminhos Errantes e do Pasquim da Reacção, os únicos visitantes que conheço que se dedicam, embora com interesses diferentes, a estudos filosóficos.
E se encontrarem por aí o Pinharanda Gomes assinalem-lhe a curiosidade, que ele também gostaria de passar revista ao local.