terça-feira, agosto 30, 2005

Fátima e a tradição

Na excelente "Casa de Sarto", blogue de firme orientação católica, escreve-se sobre recentes acontecimentos na Basílica de Fátima (Ataque a la Tradición en Fátima).
O artigo de Rafael Castela Santos inspira-me uma pequena nota pessoal de tristeza. Conheci, ainda eu era criança, o Padre Luciano Paulo Guerra. Posso assegurar que ele não era assim (assim refere-se a algumas manifestações dos anos mais próximos). Que mistérios o terão transformado assim? O avançar da idade, já muito adiantada, não é explicação satisfatória. Os ventos, os miasmas que se espalham no ar do tempo... Não sei.
Fica a nota de tristeza pessoal. A restante tristeza, não deixando de ser pessoal, é de ordem menos particular.

12 Comments:

At 2:38 da tarde, Blogger Teófilo M. said...

A tradição já não é o que era.

Fátima, altar do Mundo, pelos vistos pretende ser apenas altar do Mundo Católico!

Muito eu estranho esta confusa maneira de professar o ecumenismo.

Cumprimentos

 
At 4:39 da tarde, Blogger takitali said...

Ao tempo Lutero e Calvino também invocaram as suas razões!
A postura frentista e cismática de A Casa de Sarto, é manifestamente desafiante da hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana. Imprópria e pouco séria, apenas contribui para o descrédito da CHAVE da IGREJA DO AMOR. - O PAPA Bento XVI .
Primeiro a sedição depois coitadinhos as vitimas do Prior do Santuário, da Santa Sé etc. etc.
(...) Sempre que a Pátria decreta/Vem-nos de Deus o recado/- E veste-se cada poeta/De soldado. (...) R.Emílio – em sua memória.
Neste plano mesmo anónimo não sirvo a dois Senhores, há que escolher!

 
At 12:42 da tarde, Blogger Miles said...

Caríssimo takitali, desculpe que lhe diga, mas agora é que o meu amigo borrou a pintura, com o comentário que teceu sobre "A Casa de Sarto". Primeiramente, faço-lhe duas perguntas:

1ª) Que erro de fé "A Casa de Sarto" defendeu, para ser por si equiparada a dois notórios hereges como Lutero e Calvino?

2ª) Quando é que "A Casa de Sarto" se opôs à primazia espiritual do Bispo de Roma, bem como à legítima obediência que ao mesmo é devida (que não se confunde com papolatria), para ser por si apodada de cismática?

No concerne à sedição, em tal situação encontram-se aqueles que desde há quarenta anos tentam impor a heresia modernista no seio da Igreja, afastando-se em pontos fulcrais da bimilenar fé e tradição católicas. "A Casa de Sarto", ao invés, limita-se a propugnar uma legítima resistência contra tal estado de coisas, baseada nos ensinamentos tradicionais acerca da obediência lícita elaborados por São Paulo, São Tomás de Aquino e São Roberto Belarmino, e que têm a sua mais intensa expressão prática na vida de Santo Atanásio.

Todavia, numa ponto dou-lhe razão: não é possível servir a dois senhores; por isso, ou se está com aquela sedição modernista, ou se está com a fé e tradição de sempre. Como Cristo diria: "Quem não é por nós, é contra nós!"

Enfim, uma última recomendação: não meta a despropósito Rodrigo Emílio nestas questões, já que o mesmo era católico integralíssimo e grande admirador de Gustavo Corção.

 
At 3:57 da manhã, Blogger takitali said...

O Caríssimo JSarto terá toda a liberdade para interpretar o meu comentário como muito bem entender. Não tem o direito de mistificar sofismar e atentar com a minha liberdade. Não está em sua casa.
Como sabe, por cortesia para com o anfitrião não entro em polémica com terceiros; sabendo isso muito bem, pois também em sua casa sempre assim foi, mais realça a opinião que manifestei neste comentário. E, pelos vistos, sai reforçada com esta sua arenga enviesada.
Esta minha opinião, repito, opinião, já a manifestei clara e directamente em comentários no seu blogue.
Este ‘anónimo’ não tem o desplante de apontar “erros de Fé” publicamente a ninguém, tão pouco reconhece a JSarto sabedoria Teológica equivalente a Lutero ou Calvino, quanto mais não seja porque o que leu de sua autoria, sobre o tema, é manifestamente pouco. (1)
(...) ‘(que não se confunde com papolatria)’ (...) mesmo com a invocação de Todos os Santos, não esconde a mistificação.(2)
Por fim a enormidade, de me aconselhar a não citar meus amigos... (por respeito omito o seu nome) – é de bradar aos Céus! Não esperava de um Católico Apostólico Romano ?!?... - Já de um Tradicionalista?...
Queira o ‘Sexo dos Anjos’ desculpar-me pois acabei por responder, a contra gosto.

 
At 10:43 da manhã, Blogger Miles said...

Caríssimo takitali, não mistiquei, nem sofismei, e muito menos atentei contra a sua liberdade; por isso, esteja tranquilo e à vontade.
Relativamente aos seus amigos, quem sou eu para impedi-lo de os citar?!!!... Por mim, invoque-os sempre que queira; suponho, porém, que não seja pretensão abusiva da minha parte avaliar a oportunidade com que tal invocação é feita, ou a falta dela...
Quanto ao mais, como diria um velho professor meu, estou esclarecido. E outrossim, por respeito ao anfitrião, também eu encerro esta polémica.

 
At 11:15 da manhã, Blogger takitali said...

(...) "suponho, porém, que não seja pretensão abusiva da minha parte avaliar a oportunidade com que tal invocação é feita, ou a falta dela..." (...)
Efectivamente É !!!
E por misericórdia (...)'Esteja tranquilo' (...) Estou!
Já não direi que fique à vontade... pelo ímpeto terrorista esclarecedor - "tradicionalista"!?

 
At 1:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A Takitali parece convenirle una buena infusion de tila, que la ira es mala consejera.
?Como se explica eso de que esta en casa ajena? ?Quiere decir que Vd. puede decir lo que le guste en casa ajena y luego marcharse con viento fresco? Sea responsable de sus acusaciones, que son graves. No se puede ir por ahi echando mierda verbal, en Ultimo Reduto y O Misantropo Enjaulado, y luego pretender que nos quedemos callados. ?O es que solo Vd. tiene derecho a la palabra?
Se las repito: en A Casa de Sarto hemos defendido una Fe sin solucion de continuidad entre la Tradicion Apostolica y nuestros dias. Con razones, no con sinrazones como Lutero o Calvino. Muchas de las sinrazones de Lutero han sido precisamente admitidas en la Nueva Misa y en la Nueva Teologia.
No puede ser cismatico quien defiende y acata la Autoridad debida al Santo Padre. Es curioso que Vd. acuse de cismaticos a la Tradicion. Resulta que hubo seis Obispos tradicionalistas "excomulgados" (una excomunion tan valida como aquella otra que se hizo caer sobre San Atanasio, como se ve que Roma no cree en ella y tienen que inventar recursos politicos como la "excomunion tecnica"), nunca declarados cismaticos. Tampoco San Pablo era cismatico cuando corrigio al mismismo San Pedro. Este insulto de Vd. hacia A Casa de Sarto es infundado y falso.
?Que quiere decir con postura frentista? ?Resistencia? Entonces si somos frentistas, si es que esa terminologia le gusta. No somos como otros, advenedizos a las modas del momento y a los aggiornamentos que tan nefastos han sido.
Nosotros no desafiamos a la Jerarquia eclesiastica, pero no somos papolatras, ni papistas, ni guerristas ni obispistas de ningun genero. A Casa de Sarto tiene una linea consistente de acatamiento en lo debido, pero que nadie espere clericalismos y personalismos infundados. Estamos por los principios, no por las personas. Takitali, una vez mas, desafia en esta injusta acusacion a la Verdad. Y a la Caridad tambien, por cierto.
La sedicion esta en los sediciosos, o sea, en los que conspiran desde dentro o colaboran con ellos, a sabiendas o en su capacidad de tontos utiles. Nosotros no conspiramos, no somos "insiders" y, mucho menos, tontos utiles.
Sobre ese genio de las letras portuguesas que es Rodrigo Emilio ya le ha respondido debidamente mi amigo y hermano en la Fe JSarto.
Atentamente,
Rafael Castela Santos

 
At 4:25 da tarde, Blogger takitali said...

Sem comentários!!!

Esta é a diferença!

A demonstração está à vista!!!

FIM

 
At 4:35 da tarde, Blogger takitali said...

Para memória futura, e porque os amigos dos meus amigos, meus amigos são.
Quem vos avisa...
Assina
Um conjurado.

 
At 7:17 da tarde, Blogger Rafael Castela Santos said...

!Huy ... que miedo de los conjurados!

 
At 1:09 da tarde, Blogger BLUESMILE said...

Eu gostei muito do que aconteceu em fátima e aqui vão os meus parabéns aos responsáveis pelo santuário por protegerem um espaço sagrado para os verdadeiros católicos .

 
At 1:28 da tarde, Blogger Miles said...

Ao comentador anterior

“Verdadeiros católicos” como aqueles que em Outubro de 2004 profanaram a Capelinha das Aparições, com a realização de uma cerimónia hindu?!!!... Ou “verdadeiros católicos” como Monsenhor Luciano Guerra capazes das piores cedências e renúncias?...Por favor, tenha dó (ou vergonha na cara), e mude o seu nome para “Yellowsmile”…

 

Enviar um comentário

<< Home