sábado, agosto 27, 2005

Os blogues também se cansam?

Está estudada e diagnosticada a elevada taxa de mortalidade dos blogues logo nos primeiros meses de vida.
Uma grande percentagem não passa os três meses. Muitos deles morrem pouco após o nascimento, com uns tantos posts de vida.
Não há que estranhar. É frequente serem apenas experimentações, a ver o que dá, impulsos momentâneos sem correspondência com nenhuma aspiração ou necessidade mais funda. E os bloguistas respectivos nada terem para dizer também é explicação óbvia. Esgotam-se com uns posts.
Mas, e os outros? Qual o ciclo vital normal, médio, daqueles que ultrapassaram as fases infantis, e juvenis, e entraram na vida adulta?
Aliás, refazendo a pergunta, qual será a esperança média de vida de um blogue?
E quando atingirá ele a maioridade, ou deverá considerar-se que deixou a infância? Quanto tempo é preciso para que se possa considerar adulto, ou mesmo velho?
Estas perguntas ainda não têm resposta, simplesmente porque o fenómeno é recente demais para estar estudado nessa dimensão. As respostas terão que variar conforme o lugar e a época que tivermos em vista.
Houve tempos em que podia responder-se sem errar que um blogue português com seis meses era um veterano. Ao mesmo tempo um blogue americano nascido no mesmo dia não podia na sua circunstância espacial adornar-se com pretensões de veterania sob pena de cair no ridículo.
No momento presente quer-me parecer que de entre os portugueses aqueles que já passaram os dois anos de idade já são um tanto entradotes.
É natural que comecem a sentir o peso da idade. Que surjam por vezes trôpegos e cansados. Longe do viço, do fulgor da mocidade, da vivacidade e da inspiração dos primeiros tempos. Os blogues também se cansam.
Mas que dizer dos que já nascem cansados?

1 Comments:

At 2:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então o meu "Grunho" anda pelo momento do Esticanço... Vamos ver se mantemos a coisa a mexer!

 

Enviar um comentário

<< Home