sexta-feira, outubro 21, 2005

A mim não me levam lá

Apresentou-se finalmente o candidato que antes de ser já o era.
Sobre a apresentação, pode dizer-se o que se tem dito: que disse o menos possível fazendo que dizia alguma coisa. Ou, como outros têm dito, Cavaco foi fiel a si próprio. E será sempre fiel a si próprio. Apenas.
Sobre o candidato, o diagnóstico mais autorizado veio do seu próprio mandatário oficial. O Prof. João Lobo Antunes, que também foi mandatário oficial de Jorge Sampaio, explicou tranquilamente que não descortina grandes diferenças entre um e outro. E ele sabe, não só porque é o mandatário de ambos como por ser muito entendido em cérebros. É mesmo um grande especialista na matéria.
Eu, que sei apenas por intuição e por observação, também tenho impressão idêntica.
E digo mais: estou em crer que Sócrates está de acordo. Em quem pensam que Sócrates vai votar, lá no segredo da câmara de voto? Eu não tenho dúvidas: ele suspira por Cavaco, enquanto empurra Soares da mesma forma que empurrou Carrilho. Sonhando que a aventura do velho tenha o mesmo fim que a do filósofo.
Sócrates fez o caminho com Guterres, mas quem ele aprecia é Cavaco, não o engenheiro mole e parlapatão.
E o austero Cavaco simpatiza com Sócrates, aos seus olhos incomparávelmente superior aos desatinos mundanos de Santana Lopes e sua corte.
Em conclusão: os dois estão ansiosos por se entender, e entretanto vão-se entendendo sem palavras.
Quem quiser mesmo desestabilizar e inviabilizar a boa marcha da carruagem de Sócrates deve apostar em Soares. Com este, que nada sabe de economia ou de finanças, é que não é possível qualquer negociação razoável. Com ele, só mesmo a submissão, ou a demissão.
E nestes devaneios esqueci-me da mensagem a que vinha: a mim não me apanham lá. Para que conste.

9 Comments:

At 12:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo

 
At 12:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estava a pensar escrever sobre o assunto, mas Você já disse tudo. Trágico! O mesmo mandatário! E as declarações que emitiu! "É muito mais aquilo que os une...".
Sinto um certo cansaço.
Parabéns pela análise, e pela anterior(Souto Moura).
JSM (Interregno)

 
At 1:47 da tarde, Blogger Paulo Cunha Porto said...

Podemos inscrever o Manuel nas Fileiras da Monarquia?
Abraço, qualquer que seja a resposta.

 
At 3:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

concordo.
para mim, candidato à Presidência pela Direita apenas Jaime Nogueira Pinto.
Rui Santos

 
At 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como diria o Luis Bonifácio do Nova Floresta - ressalvando, contudo, não ser ele o autor da graça - o candidato do Manuel é o NUNO (Nem Um Nem Outro).

 
At 7:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que é feito de Freitas do Amaral? Porque deixou ele de ter a visibilidade, anormal para um qualquer MNE, que teve durante os primeiros quatro ou cinco meses do governo de Sócrates? Mais concretamente até ao picheleiro Super Mário ter resolvido que a Nação, se é que tal coisa ainda existe, chamava por ele para a Presidência da República? Mas ele não foi para o governo para ser MNE, a mim me parece. Considerando a apetência da pasta, poderá até ficar se o PR for Mário Soares. Mas ficará se vislumbrar que Cavaco Silva venha a ser o futuro PR?

 
At 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A mim talvez lá me apanhem, porque não quero ver o Soares nem - Deus me livre! - o alegre em Belém durante seis anos. Livra!

 
At 12:21 da tarde, Blogger Jansenista said...

Profundamente deprimente, com efeito, esta sopa requentada que querem servir ao país indigente. Agora o filho do Khadafi, aquele pseudo-professor esquálido que não tem uma ideia na cabeça senão a de que é preciso fazer pose... Discordo do que se diz aí acima, em comparação o Alegre é um homem de gigantesca densidade cultural e de uma luxuriante riqueza de ideias (só que más ideias...). Deprimente, volto para o Ashram...

 
At 10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro senhor:

Felicito-o pelo seu excelente blog, pela profundidade da suas análises. De facto a salvação vem da blogosfera, os jornais de "referência" estão cada vez mais intragaveis. Em relação a este texto é impossível não estar mais de acordo. É deprimente ver aquele que foi, apesar de tudo (o crecimento do "monstro"), o que de melhorzinho tivemos nesta triste III República totalmente transformado em guru da esquerda. O que os homens fazem pelo poder e pela fama. (ó glória de mandar ó vã cobiça)Ele é um perito do "despotismo democrático" como diria Tocqueville. Meu Deus até quando teremos de gramar com quanta mediocridade na chefia do Estado? Esse senhor Silva é um pequeno burguês patético, um puro produto do centrão rosa-laranja que nos desgoverna há trinta e um anos para mal dos nossos pecados. Que saudades da grandiosidade do Rei D.Carlos e do seu filho, D. Luís Filipe, que teria sido seguramente um grande rei se não tivesse sido assassinado. Como diria o outro aguentem-se!
Termino agradecendo-lhe pelos excelentes momentos de leitura, e gargalhadas que o seu blog me tem proporcionado. Continue

 

Enviar um comentário

<< Home