domingo, outubro 30, 2005

O polvo

No passado dia 27 de Outubro, o "Correio da Manhã" informava que "Joaquim Vieira, director da "Grande Reportagem", detida pelo grupo Controlinveste, foi ontem despedido".
"O jornalista, que terá de sair até sexta-feira, foi, igualmente, informado de que a revista será fechada até Dezembro. As razões de tais medidas são desconhecidas.
Recorde-se que Vieira tem vindo a escrever sobre o polémico livro de Rui Mateus, onde se aludia a ligações do PS de Soares ao caso Emáudio
".
Contrasta o laconismo da notícia com a importância do assunto; e mais estranho ainda foi o silêncio ou a ausência de comentários que se seguiu, em todos os nossos meios de comunicação, frequentemente tão loquazes a badalar insignificâncias até à exaustão.
Posteriormente, a agência Lusa espalhou uma peça onde se acrescentavam alguns dados sobre o tema. O próprio despedido esclareceu que a administração "explicou a decisão de encerrar a publicação com a inviabilidade económica do título".
E ainda acrescentou que se prontificou a assegurar a direcção até ao final planeado da publicação, em Dezembro próximo, e que lhe "disseram que preferiam rescindir o contrato de imediato", ficando o coordenador da publicação, João Pombeiro, como responsável pela revista nos próximos dois meses.
Traduzindo o que se percebe: iniludivelmente, houve uma decisão "ad hominem". Joaquim Vieira tinha mesmo que sair até sexta, conforme a ordem recebida na quarta. Mal dava tempo para arrumar os papéis e esvaziar a secretária.
Eu bem tinha desconfiado que a série "O Polvo" iria ter vida curta.

2 Comments:

At 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Viva a Democracia! Viva a Liberdade de Expressão!!!". Só quando diz respeito aos outros. Quando nos toca, há que seguir exemplo dos que já cá estiveram.

 
At 6:17 da tarde, Blogger Rodrigo N.P. said...

Corrado Cattani morre novamente?

 

Enviar um comentário

<< Home