sexta-feira, outubro 28, 2005

Ou vai ou racha

O Tribunal Constitucional anunciou publicamente o acórdão que reprovou a tentativa socialista de apresentar a referendo a sua obsessão com o aborto. Não era possível outra decisão, tal a clareza do texto constitucional que impede a repetição da mesma iniciativa na mesma sessão legislativa e define a actual sessão legislativa como a que começou com a tomada de posse dos actuais deputados e termina quando estes iniciarem as próximas férias de Verão.
Pensam que os derrotados vieram envergonhadamente declarar que sendo assim iriam esperar por Setembro de 2006, quando se inicia a sessão que se segue, e fazer então nova tentativa para submeter a consulta popular, com integral respeito pelos imperativos constitucionais, a sua proposta sobre o assunto - tal como haviam prometido solenemente ainda não há muito?
Pois desenganem-se. As reacções conhecidas de imediato são no sentido de proclamar que perante a decisão do Tribunal irão tentar forçar a aprovação no Parlamento da mesma proposta que tinham jurado submeter à aprovação popular.
Por outras palavras: se não vai a bem vai a mal.
No momento em que escrevo ainda não se ouviu a voz de Sócrates, que tanto se tinha ouvido a prometer a consulta pública.
Aguarda-se para as próximas horas, com justificada curiosidade.