sexta-feira, outubro 28, 2005

Sombras chinesas

Divertido, observo o alarido que por aí vai com as "revelações" sobre o caso da demissão de Alberto Costa quando chefe do gabinete do Secretário para a Justiça de Macau, em 1988.
O assunto tinha sido amplamente noticiado logo na altura, e resume-se em poucas palavras: o Dr. Alberto Costa, então no exercício dessas funções públicas, tinha tentado "sensibilizar" o juiz de instrução criminal de serviço em Macau para o "exagero" da medida de prisão preventiva aplicada por este a dois indivíduos (António Ribeiro e Leonel Miranda) arguidos no caso da Televisão de Macau (TDM), e ambos pertencentes ao círculo soarista de negócios e influências (famoso por outros negócios ainda há pouco muito badalados).
Por acaso, quem acompanhou Costa nessas diligências foi António Lamego, que acabo de ver no telejornal como advogado de José Braga Gonçalves, e que nessa época estava em Macau numa comissão de serviço que toda a gente sabia dever-se às suas amizades com Soares filho e Soares pai, e não propriamente por ser irmão de José Lamego, que também é.
O juiz em causa, José Manuel Celeiro do Patrocínio, participou a situação referida (as interferências e pressões exercidas por Alberto Costa) e o escândalo foi tal que José António Barreiros demitiu das respectivas funções o futuro Ministro da Justiça.
Agora, em entrevista a "O Independente", o advogado José António Barreiros veio recordar o episódio.
E os factos de há 17 anos, que constam de todos os jornais de então, são agora apresentados como grande novidade!
Não haverá nada de realmente novo para descobrir sobre as andanças socialistas por terras do Extremo Oriente?

3 Comments:

At 11:17 da tarde, Blogger Luís Bonifácio said...

as andanças socialistas por terras do Extremo Oriente às ordens do Grande Oriente

 
At 7:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um certeiro remate, de Luís Bonifácio, a um claríssimo e esclarecedor artigo de Manuel Azinhal. Assim se vai fazendo a verdadeira História da triste terceira república.

 
At 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas o Manuel Azinhal fez aqui um convite, um desafio. Aguardam-se respostas. Se não de terceiros, do próprio Manuel Azinhal.

 

Enviar um comentário

<< Home