Olivença é terra portuguesa!
No dia 1.º de Dezembro comemoram-se 365 anos da Restauração da Independência.
Em 1640, chegada a notícia a Olivença, logo em 5 de Dezembro a população aclamou D. João IV como seu legítimo soberano e saudou a Liberdade reconquistada.
De novo e como sempre, os Oliventinos fizeram respeitar a divisa que lhe fora outorgada pelos Reis de Portugal:
«NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA!»
Hoje, ocupada militarmente por Espanha e mantida desde 1801 sob o seu domínio, Olivença não pode comemorar, com os demais portugueses, a sua Portugalidade.
Todavia, assim como os oliventinos não esquecem Portugal, também Portugal não esquece e não pode esquecer Olivença!
Apesar da indignidade e do silêncio, Olivença é terra portuguesa!
A usurpação de Olivença, contra a História, a Cultura, a Moral e o Direito, impõe aos Portugueses e, em particular, aos responsáveis políticos e ao Estado, que sustentem efectivamente a retrocessão daquela parcela de Portugal.
O 1.º de Dezembro, marco e símbolo decisivos em quase nove séculos de História, exige-nos a capacidade de interpretar o passado, conduzir o presente e, criando e defendendo as condições de afirmação da nossa identidade e independência, demandar o futuro.
Olivença é terra portuguesa!
*******************************
O Grupo dos Amigos de Olivença participará, como habitualmente, nas Cerimónias Oficiais do 1.º de Dezembro, em Lisboa (Praça dos Restauradores), às 16:00 horas.
A nossa concentração será feita na sede, Casa do Alentejo, às 15:30 horas, de onde seguiremos em comitiva para a Praça dos Restauradores.
Para que a Causa de Olivença tenha uma presença significativa, pujante e visível, é necessário que os sócios e apoiantes do GAO marquem presença no acto.
Apelamos à participação de todos!
Levantando as nossas bandeiras, faremos saber:
Olivença É Terra Portuguesa!
3 Comments:
Sócrates, pídele Olivenza a Zapatero.
Sócrates exígele Olivenza a Zapatero.
Véase comentario en blog O Restaurador da independencia
Enviar um comentário
<< Home