domingo, novembro 27, 2005

Portugal nos livros

Num tempo em que Portugal parece esquecido de si, é interessante observar como vão surgindo aqui e além manifestações de interesse do mundo culto anglo-saxónico, onde não se pode dizer que isso sempre tenha acontecido, pela prodigiosa aventura da existência portuguesa.
Destaco a propósito três livros há pouco tempo postos à venda em tradução portuguesa:
"Império à Deriva" do australiano Patrick Wilcken, que foi apresentado recentemente na Academia Portuguesa de História pelo prof. Veríssimo Serrão, debruça-se sobre a experiência fascinante da transferência da corte portuguesa para o Brasil, à distância de 200 anos.
"Confronto em África", do americano Witney W. Schneidman, procura fazer a história do longo braço de ferro entre o império americano e o domínio português em África, sobre o destindo dos territórios ultramarinos.
"De Chaul a Batticaloa", do americano Kenneth David Jackson, um estudo sobre a persistência da herança portuguesa na costa ocidental da Índia e norte do Ceilão, nomeadamente nos crioulos ainda subsistentes, editado pela Mar de Letras, editora sediada na Ericeira.
Se os portugueses desistirem de o ser, pode ser que Portugal sobreviva ao menos na História.