Carta Aberta às Vítimas da Descolonização
Se há livro que me salte à lembrança, quando o tema vem à baila, é este de Jacques Soustelle, que li em português ainda antes do desastre. Não aprendemos nada com os outros...
Hoje a "Lettre ouverte aux victimes de la décolonisation " encontra-se apenas entre os livros raros.
É pena. Gostava que todos os amigos o lessem; e depois poderíamos começar a conversa.
Procurem então a "Carta Aberta", as vítimas de cá e de lá (como bem via Soustelle as vítimas de lá são muito mais, e a tragédia é bem maior), e os que não sendo pessoalmente vítimas sentem que terrível amputação também a si foi feita.
Soustelle é um personagem fascinante: sobretudo etnólogo e antropólogo, mas também arqueólogo, professor e homem político (foi governador da Argélia) deixou uma obra de escritor que resultou das suas experiências de infatigável viajante, estudioso e e explorador (México e América Central, Norte de África, Sahara, África Negra, Polinésia e Nova Caledónia).
Na sua "Carta Aberta" analisa a situação do Terceiro Mundo após a vaga descolonizadora. A quem aproveita a descolonização. Qual a sorte dos povos anteriormente colonizados. Mitos, mentiras e imposturas. O fiasco descolonizador. Ajuda ao Terceiro Mundo e neo-colonialismo. O racismo oficializado. A conspiração internacional ao assalto da África Portuguesa.

1 Comments:
As três últimas linhas do seu texto (porque é destas que falo agora)estão correctas. O que se passou foi exatamente aquilo que estava planeado, há muito, por cérebros diabólicos para os Povos Africanos, com o beneplácito do Mundo inteiro. O que me enche de tristeza e não de espanto (já nada me espanta no ser humano, pois se até foi capaz de atraiçoar Cristo!, para não evocar outros horrôres mais próximos e fora do contexto do momento) é saber que há muitos milhares dos chamados retornados, que pertencem como militantes e simpatizantes, aos partidos cujos dirigentes estão por trás de milhões de mortos, de uma das maiores traições, de um verdadeiro Holocausto, acontecido nas ex-colónias!! Crimes sem nome nem perdão, cometidos contra Povos bons nossos irmãos, no meio dos quais (mortos) estão milhares de familiares desses mesmos retornados!! É de se ficar estarrecido e perguntarmo-nos: como é isto possível, que gente é esta que tem um modo tão estranho de honrar os seus entes queridos tràgicamente desaparecidos, prestando vassalagem a quem os assassinou??????!!!!!
Parabéns pelo Blog.
Maria.
Enviar um comentário
<< Home