quarta-feira, dezembro 28, 2005

É a cultura, estúpidos!

Confirma-se: seja uma pessoa quanto baste polida e lida e está vacinada contra esta chungaria.
A distância, ou divertida ou nauseada, do observador está em relação directa com o antídoto.
Penso sempre nisto enquanto navego pelos blogues da Divisão de Honra (aqui o "Sexo dos Anjos" prefere jogar nos Regionais).
Oh, a distinção ilustrada do Je Maintiendrai, do Jansenista, do Combustões... A lucidez cortante e desencantada do Euro-ultramarino... Quem me dera, quem nos dera!
Um correspondente que muito me honrou escrevia-me há dias que "os blogues portugueses são, tanto quanto tenho podido avaliar, na sua maioria tão detestáveis como a conversa de café do lusocidadão médio actual: sempre no registo do "eu cá acho que"; da mão na anca; do palavriado incontinente; da exibição satisfeita (e vaidosa, e vaidosa!) da mais omnívora ignorância. A imprensa é péssima: mas a blogosfera, se tem ex ipsa natura (e enquanto não for amordaçada) a vantagem de fazer circular alguma informação espontânea que de outro modo se perderia, no comentário consegue ser, muitas vezes, ainda pior: ainda mais plebeia, ainda mais tontamente alienada."
Assim é, queira-se ou não. Entre a rua e o país vai o passo de um anão. Entre o país e a blogosfera nem essa lonjura medeia. Temo-lo aqui chapadinho e ao vivo.
Daí também a minha estima e gratidão pelos outros.

3 Comments:

At 4:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A caminho dos três anos - e com a vantagem de terem nascido a saberem andar e falar (bem) -, há três blogues que são os Pilares desta Aventura Cultural do III Milénio: Nova Frente, O Sexo dos Anjos e Último Reduto.
Bem-Hajam, por Tudo!

 
At 3:05 da tarde, Blogger Rodrigo N.P. said...

Se esses blogs são da Divisão de Honra quais são os da primeira liga?

 
At 8:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

La coleccion de arte de Joe Berardo debe ir a Paris (Francia)

 

Enviar um comentário

<< Home