segunda-feira, dezembro 26, 2005

Só mesmo ele!

Pois é, o Corcunda apanhou-me descalço. Mal tinha eu lançado a publicidade ácerca dos calhamaços de Alain de Benoist contendo o seu levantamento pessoal sobre as direitas em França e logo o jovem curioso me saltou ao caminho: e o Sirinelli, o que é que acha do Sirinelli?
Tenho que confessar envergonhado que não acho nada. Nunca li uma linha assinada pelo dito.

Sei que o homem, Jean-François Sirinelli, tem lugar de destaque no panorama da investigação actual sobre História Contemporânea francesa (a avaliar pelos postos). Tenho reparado na projecção que tem sido dada a obras dele, onde sobressaem precisamente a "Histoire des droites en France" e "Les Droites françaises: de la Révolution à nos jours". Também me chegaram alguns ecos sobre o interesse de "Sartre et Aron" e "Les Baby-boomers".
Todavia, para desgosto meu e desilusão certa do Corcunda, não tenho qualquer opinião a dar: nem minha, porque nunca o li, nem de terceiro, porque não conheço ninguém que me tenha transmitido a sua...
Os sabe-tudo da Amazon situam-no na linha do "ensaio fundador" de René Rémond "La Droite française". Simplismos de publicitários. Mas têm um bom número de títulos do autor. Terá o Corcunda que recorrer a quem saiba mais do que este seu humilde criado. A juventude deixa-nos sempre ficar mal.

3 Comments:

At 7:22 da tarde, Blogger O Corcunda said...

Ahah! Apanhei-o! Já andava desesperado... Estava a ver que o Manuel tinha opinião sobre tudo (sendo, possivelmente, um pseudónimo do Nuno Rogeiro)! Eu li alguns capítulos da "Histoire des Droites", tendo ficado bem impressionado com a base histórica da obra, embora não tenha ficado extasiado com a reflexão teórica (o que será sempre difícil numa obra tão extensa!). A minha pergunta ia no sentido de saber se o Manuel conhecia a perspectiva mais geral do autor (esta não é perceptível nos capítulos que li) e a tese da "essência das direitas"! A do deBenoist é manifestamente insuficiente e superficial.
Ficámos a saber que é humano... Uma boa nova natalícia.

Esta geração "Morangos com Açúcar"..

Um Abraço

 
At 2:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pues Sanarelli fue el que propagó la mixomatosis en Europa.....

 
At 2:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Es usted un poco afrancesado...¿No le parece?

 

Enviar um comentário

<< Home