Só mesmo ele!
Pois é, o Corcunda apanhou-me descalço. Mal tinha eu lançado a publicidade ácerca dos calhamaços de Alain de Benoist contendo o seu levantamento pessoal sobre as direitas em França e logo o jovem curioso me saltou ao caminho: e o Sirinelli, o que é que acha do Sirinelli?
Tenho que confessar envergonhado que não acho nada. Nunca li uma linha assinada pelo dito.
Sei que o homem, Jean-François Sirinelli, tem lugar de destaque no panorama da investigação actual sobre História Contemporânea francesa (a avaliar pelos postos). Tenho reparado na projecção que tem sido dada a obras dele, onde sobressaem precisamente a "Histoire des droites en France" e "Les Droites françaises: de la Révolution à nos jours". Também me chegaram alguns ecos sobre o interesse de "Sartre et Aron" e "Les Baby-boomers".
Todavia, para desgosto meu e desilusão certa do Corcunda, não tenho qualquer opinião a dar: nem minha, porque nunca o li, nem de terceiro, porque não conheço ninguém que me tenha transmitido a sua...
Os sabe-tudo da Amazon situam-no na linha do "ensaio fundador" de René Rémond "La Droite française". Simplismos de publicitários. Mas têm um bom número de títulos do autor. Terá o Corcunda que recorrer a quem saiba mais do que este seu humilde criado. A juventude deixa-nos sempre ficar mal.
3 Comments:
Ahah! Apanhei-o! Já andava desesperado... Estava a ver que o Manuel tinha opinião sobre tudo (sendo, possivelmente, um pseudónimo do Nuno Rogeiro)! Eu li alguns capítulos da "Histoire des Droites", tendo ficado bem impressionado com a base histórica da obra, embora não tenha ficado extasiado com a reflexão teórica (o que será sempre difícil numa obra tão extensa!). A minha pergunta ia no sentido de saber se o Manuel conhecia a perspectiva mais geral do autor (esta não é perceptível nos capítulos que li) e a tese da "essência das direitas"! A do deBenoist é manifestamente insuficiente e superficial.
Ficámos a saber que é humano... Uma boa nova natalícia.
Esta geração "Morangos com Açúcar"..
Um Abraço
Pues Sanarelli fue el que propagó la mixomatosis en Europa.....
Es usted un poco afrancesado...¿No le parece?
Enviar um comentário
<< Home