quarta-feira, janeiro 25, 2006

Semper

As patrulhas ideológicas dos catolaicos tardaram a descobrir a Casa de Sarto.
Tardaram, mas lá começaram a espumar como determinam os reflexos condicionados, sem nada que mereça especial referência.
Divertiu-me a descoberta e a excessiva valorização do facto.
Eu apoio sem reservas a Casa de Sarto.
Lembro-me a este propósito de um padre que conheci em Madrid há muitos anos, padre fogoso e combativo como poucos, que se indignava sempre que ouvia ataques ou críticas ao seu bispo (que ele tinha um pouco abaixo de Deus Nosso Senhor). Pulava logo, e começava com a mesma frase: - "El mio obispo? El único obispo católico de España?!!"
Tenho exactamente o mesmo sobressalto instintivo em relação à Casa de Sarto.
Se dou por estar em causa esse blogue, reajo logo: - A Casa de Sarto? O único blogue católico em Portugal?!!!

8 Comments:

At 12:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

«A Casa de Sarto», que o Manuel parece considerar «o único blogue católico em Portugal» diz, pela «pena» do JSarto, que as Missas que o Papa e a maioria dos Católicos celebram «nada têm de católico».

Logo...

 
At 4:20 da manhã, Blogger Miles said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4:22 da manhã, Blogger Miles said...

Agradeço as palavras simpáticas e de estímulo que o Manuel Azinhal dirige à "Casa de Sarto", como grande amigo que dela é desde a primeira hora.
Aproveito também para agradecer aos restantes amigos bloguistas que deram o seu apoio à "Casa de Sarto", no momento difícil em que a mesma foi vítima de um inadmíssivel e tresloucado ataque de terrorismo intelectual.
Enfim, o comentador Alef que me antecede falta infelizmente de forma grave e pouco católica à verdade, ao imputar-me uma afirmação que nunca proferi, e à qual responderei atempadamente na caixa de comentários do meu blogue (ele deixou numa delas afirmação similar) quando tiver mais tempo disponível.

 
At 10:29 da manhã, Blogger Miles said...

Ainda mais um acrescento ao comentário do Alef:

1º) A maioria dos católicos, ou pelo menos dos que se proclamam sociologicamente católicos, não assiste a qualquer Missa;

2º) A introdução da Missa de rito paulino é uma das principais causas do abandono abrupto da prática religiosa pela maioria dos católicos depois do Concílio Vaticano II; pelos frutos, vê-se a qualidade da árvore;

3º) O remanescente dos católicos é verdade que assiste maioritariamente à Missa de rito paulino, mas apenas porque boa parte dos Bispos fez tábua-rasa do que o Papa João Paulo II determinou no Motu Próprio “Ecclesia Dei”, quanto ao facto ser possibilitada aos fiéis a celebração de Missa de rito latino-gregoriano de forma ampla e generosa; conformam-se, não têm alternativas;

4º) Em Roma - o Alef referiu o Papa - aos Domingos - a Missa tradicional é celebrada em sete igrejas distintas.

 
At 12:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

¿Mi Obispo? ....Il mio Vescovo ?....O meu Bispo...?

 
At 11:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Remeto outros comentários para os comentários que deixei a um tópico d'«A Casa de Sarto». Aí dou mais dados concretos e é possível enquadrar e seguir o debate.

Shalom!

 
At 11:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa pela má construção da frase do comentário anterior (repetição).

Respondo agora, brevissimamente, à segunda mensagem do JSarto, pelas mesmas alíneas:

1.º) Isso é tão verdade para um rito como para outro, pelo que não serve para defender o Rito Tridentino.

2.º) Sucessão de acontecimentos não é o mesmo que causalidade.

3.º) Afirmar que as pessoas participam na Eucaristia celebrada segundo o «Novus Ordo» apenas (sic!) porque os bispos não fizeram caso do «Ecclesia Dei» parece-me muito redutor.

4.º) Esse argumento não vale. Em Roma celebram-se muitas coisas (em Roma há mais de 400 igrejas), mas o Papa celebra a Eucaristia segundo o «Novus Ordo».

 
At 12:35 da manhã, Blogger Miles said...

Caro Alef:

1º) O argumento só serve para o rito latino-gregoriano precisamente porque o mesmo não está tão disponível como seria desejável; V. inverte o problema;

2º) A menos que pretendamos fazer como o avestruz e enfiar a cabeça na areia, parece-me legítimo questionar por que razão exactamente após a introdução de uma reforma litúrgica que supostamente pretendia aumentar a participação dos fiéis, a prática religiosa entre esses mesmos fiéis caiu abruptamente para níveis nunca anteriormente vistos?

3º) Do reducionismo do argumento, apenas podermos aferir no dia em que a celebração de Missa segundo o rito latino-gregoriano seja de novo permitida pelos bispos; não tenho dúvidas de que muitos fiéis - mesmo os jovens - trocariam o rito paulino por aquele, enquanto muitos outros retornariam à prática religiosa, ou até a descobririam;

4º) O Cardeal Ratzinger celebrou a Missa de rito latino-gregoriano no passado; não se vê a razão pela qual o Papa Bento XVI não o há-de fazer no futuro.

 

Enviar um comentário

<< Home