Jornal de Olivença
Destaque hoje para o Alentejo esquecido. Já agora somos todos de Olivença.
Conheçam o Jornal de Olivença e toda a rede de blogues e sítios afins.
É um sonho alentejano, com que Portugal resiste.
Um blogue às direitas em tempos sinistros
Destaque hoje para o Alentejo esquecido. Já agora somos todos de Olivença.
2 Comments:
Já fui ver. Acho louvável a iniciativa.
Seria desejável que o sítio oferecesse melhores condições à participação dos que se interessam pela causa patriótica, como poucas, de Olivença. Ainda assim, é seguramente meritória a sua existência.
Ao tema de Olivença tenho dedicado alguma atenção e já por várias vezes o escolhi como assunto das minhas crónicas internéticas.
Seria necessário divulgar muito mais este espinho amargo enterrado no coração das nossas relações com Espanha.
Haveria primeiro que reintroduzir o seu conhecimento nos manuais escolares, coisa que só depende de nós, portugueses, e de mais ninguém.
Se o tema não voltar às disciplinas escolares, do Primário e do Secundário, dificilmente o manteremos vivo, nas gerações futuras.
Até o termo Olivença já conseguiram fazer sair de um dicionário enciclopédico de José Pedro Machado reeditado em 1999, quando a edição de 1960 o mantinha com a correspondente informação.
Tudo isto feito à revelia do seu autor, distinto académico de larga eruduição e rara probidade, infelizmente desaparecido em 26 de Julho de 2005, com 91 anos incompletos de uma vida inteiramente dedicada ao Estudo, ao Ensino e à Comunidade. Do facto, também lhe dei, na minha casa, a devida atenção.
Da falta do termo no Dicionário, agora editado pela D. Quixote, igulamente o referi e comuniquei ao Grupo dos Amigos de Olivença, para que, como pessoa jurídica, interpelasse a Editora.
No entanto, não cheguei a recebr notícias de qualquer diligência efectuada pelo GAO. Ignoro a sequência que ao assunto foi dada, apesar de lhe ter escrito a este propósito. Assim, é difícil expandir a causa.
Peço desculpa de me ter alongado. Bom fim-de-semana para todos.
Escaparam-me dois erros ortográficos, dois borrões indesejados em qualquer escrito. Corrijam-se : erudição e receber. Pode parecer obsessão com a Norma, mas acho que já bastam os contumazes prevaricadores ortográficos que pululam na blogosfera e irremediavelmente a poluem, para além do que temos de aguentar com o conteúdo do que escrevem.
Enviar um comentário
<< Home