quarta-feira, abril 19, 2006

Tocar de Ouvido

De dia 29 de Abril a 1 de Maio, Évora recebe o Tocar de Ouvido - Encontro de Tocadores Tradicionais.
Este evento reúne tocadores de várias gerações, para três dias de aprendizagem de vários instrumentos de música tradicional: Canto, Concertina, Flauta de Tamborileiro, Gaita-de-fole, Percussões e Viola da Terra.
O Encontro visa uma passagem directa daquilo que são músicas tradicionais e técnicas instrumentais contidas nos repertórios dos tocadores mais antigos, para músicos mais novos - que possam de alguma maneira dar continuidade àquilo que são as tradições musicais das várias regiões e instrumentos.
Para tal, cada oficina conta com a presença de um Tocador tradicional, um músico que transmite não só as técnicas de execução, mas também a sua experiência e história de vida, bem como o conhecimento dos contextos da tradição.
Para além das oficinas, o programa deste evento inclui muito mais actividades: uma Feira de Construtores de Instrumentos, Encontros-baile nocturnos, Palestras, Exposições e ainda Oficinas para crianças. Tudo isto decorrerá no interior da cidade de Évora, no recém inaugurado Espaço Celeiros (antigos celeiros da EPAC).
O Tocar de Ouvido é organizado em parceria pelas associações Pédexumbo, Gaita-de-foles e D'Orfeu, com a participação especial da Asociación Cultural de Tamborileros Norte de Extremadura Santiago Bejar (Espanha).
Todas as informações estão disponíveis na Associação Gaita de Foles.