quarta-feira, maio 24, 2006

Pedagogia

"As pedagogias que desvalorizam a função da memória, ou se batem contra o «ensino memorialista», são as responsáveis pela incultura dominante e pela perda do sentido de tempo e de História, sem a qual ninguém se acha e os portugueses muito menos."
João Bénard da Costa, no Público.

1 Comments:

At 11:35 da tarde, Blogger reconquista said...

A matéria desta citação é míope. A memória é instrumento e suporte da racionalidade, certo, mas o "encornanço" nada tem de educativo. Estes que agora falam de "exigência", nostálgicos do Liceu, não se dão conta que o Liceu formou, sobretudo, legiões de burros doutos. Um ensino moderno, arejado, foi sempre a excepção em Portugal, no Liceu e na Universidade. Veja-se o resultado, uma "elite" cretinizada.

A questão actual do ensino não é a sua frouxidão. Continua Liceu e mais Liceu com mais ou menos porcaria, no chão e nas cabeças. É ser ensino igual para todos, ser obrigatório e ser público.

Igual para desiguais é injusto e ineficaz; obrigatório é tirania; público é, como todo o comunismo, ineficaz, tirânico, monstruoso!

Viva a Escola privada, o Mercado Livre da Educação, o poder às famílias, a diversidade de cursos e a liberdade de escolha.

Se a educação é sagrada mais o é o alimento. Quem defende ainda o comunismo da lavoura? Nem os comunistas que o sabem equivalente à fome.

 

Enviar um comentário

<< Home