sábado, maio 20, 2006

Progressistas

Um progressista devia estar sempre contente. Afinal, pela marcha contínua da humanidade estamos no melhor dos mundos alguma vez conhecidos. E como a marcha não pára e segue sempre em frente, ámanhã tudo será melhor.
Não compreendo por isso quando leio por aí certas amarguras e desencantos. Se é essa a vossa Fé, de que vos queixais?
Que me revolte eu, que sou um reaccionarão incorrigível e impenitente, entende-se. Mas vós, que tendes nas mãos o fruto dos vossos esforços e dos vossos sonhos, de que vos queixais?
Eu sou um vencido. Nunca participei em nada que decidisse fosse o que fosse, nunca apoiei nada que obtivesse ganho de causa, nunca sequer votei em quem ganhasse eleições. Quando celebro memórias, são das derrotas de que me orgulho. Quando celebro datas ou pessoas, são de causas perdidas e de gente que morreu por elas.
Não é motivo para alegrias, mas tem o seu lado gratificante: não tenho culpas nem responsabilidades.
Mas vós, que sois os vencedores, que comandais a História e o Mundo, que ditais as Leis e sois os donos das Ideias que contam, de que vos queixais?
De onde vos nasce a inquietação que vos apoquenta? De onde vem a angústia que vos aflige? De onde o mal estar que vos perturba?

5 Comments:

At 1:03 da tarde, Blogger Mendo Ramires said...

Para Vitórias, só mesmo com o Benfica e cada vez mais de tempos a tempos; em tudo o resto, também sou um Vencido da Vida.

 
At 3:17 da tarde, Blogger JSM said...

Pois é, mas eles, lá no fundo, desconfiam que estão enganados!
Se o movimento fosse acerto, até eu, era progressista.
Excelente texto, bela reflexão!

 
At 3:29 da tarde, Blogger Francisco Múrias said...

Não há males que sempre durem

 
At 6:51 da tarde, Blogger Nuno Adão said...

Este progresso deriva das necessidades artificialmente criadas, que visam no essencial, o deleite do ego.

 
At 11:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Curto e brilhante!
Quem ainda tiver duvidas que faça agora a sua escolha ou cale-se para sempre.
Eu vencido me confesso...

Legionário

 

Enviar um comentário

<< Home