sexta-feira, julho 28, 2006

Ordem de trabalhos

Temas para a mesa: alguns assuntos que, assim de repente, pela sua relevância e implicações no nosso futuro colectivo, exigem e merecem análise frontal e tratamento aprofundado.
Um, será o dossier energia. A energia, como sabem, é aquela coisa que faz com que tudo se mova. Ou que páre, faltando ela. Dramaticamente, é um bem escasso. Cada vez mais. E as necessidades crescem à medida que ela escasseia.
Portanto, está na hora de pensar sem tabus. O fim da era do petróleo. Alternativas. A energia nuclear. As energias renováveis. O mercado energético. É preciso encontrar soluções para Portugal.
Dois, será o dossier demografia. Sem portugueses não haverá Portugal. Ora os portugueses aparentam ser uma espécie em vias de extinção, sem que isso preocupe as associações de protecção da natureza.
É preciso chamar o país a debater essa problemática. Por uma política da natalidade. As famílias, os filhos, o emprego, a habitação, a tributação. A questão da emigração: continuamos a ver partir muitos de nós, e geralmente são aqueles que fazem falta. A imigração e as suas consequências.
Ficam só estas duas matérias em agenda.
A pensar no conselho de redacção da nóvel Alameda Digital, obviamente. Mas também em mais uma meia dúzia de bloguistas que têm por direito e obrigação próprios, e interesse de todos, que se associar à continuidade e desenvolvimento de que falei precedentemente.

2 Comments:

At 12:17 da tarde, Blogger Nuno Adão said...

Só quem tem filhos, no tempo presente, é que sabe o que custa educá-los com amor, disponibilidade, e dinheiro!

 
At 5:41 da tarde, Blogger Mendo Ramires said...

Já tenho dito, e repito: Nacionalistas — procriai e educai os Vossos Filhos!

 

Enviar um comentário

<< Home