sexta-feira, julho 28, 2006

Sons da terra

SABUGAL:
A vila do Sabugal recebe entre os dia 27 a 30 de Julho o Festival de Musica e Tradições do Alto Côa. Para além de animação de rua, workshops de danças europeias e adufe, salienta-se o festival de Acordeão e Realejo e os concertos das bandas Chuchurumel, Diabo a Sete, Galandum Galandaina, Fol&Ar, Toque De Caixa e Dazkarieh (Portugal), Castilla & Leon Tradere (Espanha) e Parasol (França).
VIMIOSO:
Entre os dias 28 e 30 de Julho irá decorrer no Vimioso o festival Sons e Ruralidades, que através da expressão artística da música tradicional pretende atingir a fusão entre a Natureza e a Ruralidade. Entre várias actividades, salienta-se a realização de oficinas de construção de instrumentos tradicionais, oficinas de danças tradicionais e de olhaços de pauliteiros, bem como palestras sobre etnografia e antropologia relacionadas com a música tradicional.
MONTALEGRE:
De 28 a 30 Julho celebra-se a terceira edição do festival Celtirock, em Montalegre. Este festival incluirá concertos de vários grupos, a começar no dia 28, com os Gaiteiros da Espiral, Ginga e Los Ninõs de los Ojos Rojos (Espanha), no dia 29, Celtic Express (Alemanha), Mu, Dragan Dautovski Quartet (Macedónia) e no dia 30, Gaiteiros de Pitões e Sons da Suévia.
SÃO PEDRO DO SUL:
De 31 de Julho a 6 de Agosto, o Festival Andanças, em Carvalhais, São Pedro do Sul, conta com a presença de nada menos que 55 grupos, para uma semana inteira de concertos e bailes. Serão 37 grupos nacionais e 18 grupos estrangeiros, provenientes de 12 países.
MIRANDA DO DOURO:
De 31 de Julho a 4 de Agosto, em Miranda do Douro, realiza-se a 4ª edição do L' Burro i L' Gueiteiro. Os objectivos centrais desta edição seguem a linha das anteriores: a divulgação da música tradicional, da língua mirandesa, da raça autóctone o Burro Mirandês, da gastronomia e de jogos e danças tradicionais.
SENDIM:
Em Sendim, no Planalto Mirandês, realiza-se pela sétima vez o Festival Intercéltico de Sendim, de 3 a 6 de Agosto. No cartaz deste ano o prato forte são os grupos musicais provenientes de Espanha e da Irlanda.

Informações, como sempre, na GAITA-DE-FOLES.